Por que as cervejas não são vendidas em garrafas de plástico?

Desde seu surgimento, o plástico está em todos os lugares, de eletrodomésticos a embalagens. É cheio de vantagens, como a resistência, se adapta a diversos formatos e é facilmente reciclável. Ainda assim, é difícil vê-lo nas prateleiras de cerveja. Então, porque a cerveja não é engarrafada em garrafas plásticas?

destaque70

O vidro, material comum para o envase da cerveja, não tem gosto, cheiro e não interage quimicamente com o conteúdo, conservando o líquido puro, sem interferências externas. Já o plástico é mais poroso que o vidro, facilitando a saída do gás. Isso quer dizer que o líquido perde a “efervescência” mais rapidamente. Além disso, o plástico possui alguns elementos químicos que podem ser transferidos para o líquido, especialmente quando as garrafas são armazenadas em temperaturas altas.

DSC_0133

Outro problema no uso das garrafas plásticas é que elas não resistem ao processo de pasteurização, pelo qual a maioria das cervejas são submetidas. Por outro lado, as latas de alumínio e as garrafas de vidro passam ilesas pelo processo, sem danos à embalagem e ao líquido.

Estudos já estão sendo realizados para encontrar formas de utilizar garrafas plásticas no comércio de cervejas, sem que o produto seja danificado. No entanto, hoje, os melhores materiais para o envase da cerveja continuam sendo as latas e garrafas de vidro.

Informações:
http://gizmodo.uol.com.br/cerveja-garrafa-plastico/

Anúncios
Categorias: Reciclagem, Sobre Cerveja | Tags: , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Por que as cervejas não são vendidas em garrafas de plástico?

  1. Walfran Maia

    Muito informativa a matéria. Sempre me perguntei o por quê de não se usar garrafas plásticas, uma vez que os refrigerantes são largamente usados. Tive o prazer de visitar a vossa fábrica em Nova Petrópolis e fiquei muito feliz. Sucessos!
    Walfran Maia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: