Cerveja artesanal x Industrial

Nos últimos anos as cervejarias artesanais vêm roubando a cena no mercado brasileiro em relação às cervejarias industriais. Cerca de 200 micro-cervejarias estão registradas no país, conquistando, aos poucos, o paladar dos consumidores com rótulos diferenciados, sabores marcantes e aromas complexos. Além disso, são ótimas alternativas para harmonização com pratos e petiscos. Mas, então, qual a diferença entre consumir uma cerveja artesanal e uma industrial?

Blog Prova Essa

Imagem: Blog Prova Essa

A primeira grande diferença é o processo de fabricação. Enquanto as cervejas industriais são produzidas em larga escala e tempo fermentação e maturação reduzido, as artesanais são produzidas em pequena escala, respeitando o tempo de fermentação e maturação necessário para que a bebida se desenvolva corretamente.

Os ingredientes utilizados também aumentam a distância entre as artesanais e industriais. Estas utilizam cerca de 50% de malte e o restante de cereais não-maltados, como o milho e o arroz. Por sua vez, as artesanais utilizam, em sua maioria, 100% malte. Na hora da degustação, o paladar denuncia: os sabores das artesanais são marcantes e diferenciados, enquanto as industriais apresentam sabores mais leves e com poucas surpresas sensoriais.

983

Além disso, as cervejas artesanais, em geral, não levam aditivos químicos ou conservantes: são totalmente naturais. Desta forma, você encontrará nas industriais cervejas mais comuns, com sabores leves e pouco diferenciados entre uma marca e outra. Nas artesanais, produtos com matéria-prima de qualidade e grande variedade de tipos, sabores e aromas.

Anúncios
Categorias: Sobre Cerveja | Tags: , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Cerveja artesanal x Industrial

  1. Ivana

    Pessoal, estou fazendo meu TCC sobre a Cervejaria Edelbrau, quem puder ajudar respondendo o questionário: http://goo.gl/forms/8HVCAL8oZX

    Ele vai ficar no ar até amanha 04/04!!!

    obrigada!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: