Você conhece as características da cerveja?

Cada cerveja artesanal carrega consigo características que vão muito além da sua tradicional refrescância para torná-la única e especial. Mas você sabe como avaliar essas características para degustar ainda melhor a sua cerveja? Hoje o Blog Edelbrau explica sobre alguns dos critérios que você pode utilizar para analisar sua bebida preferida.

APARÊNCIA

Para apreciar a cerveja, é muito importante se ater aos detalhes relativos à sua aparência. A capacidade de despertar o desejo da degustação inicia com o visual! Neste caso, o apelo vem da cor, espuma e transparência.

Cor – a cor é ligada diretamente ao estilo da cerveja. Ela revela o tipo de malte utilizado e seu grau de torrefação. No caso das cervejas Edelbrau, a Pilsen tem a coloração amarelo-dourada por ser feita com o malte de cevada, a Weiss tem a coloração amarelo mais escura por ser feita do malte de trigo e Dunkel tem a coloração escura por ser feita de malte torrado. Para quem fizer uma análise mais profissional, há as escalas EBC (européia) e SEM (americana), que atribuem valores menores às cervejas mais claras e maiores às cervejas mais escuras. Confira a tabela:

Image

Espuma – A espuma é formada por componentes do lúpulo, proteínas e açúcares e dá à bebida um aroma especial.  Ela ajuda manter a temperatura do líquido no copo e também a evitar o contato do chopp ou cerveja com o ar, minimizando a sua oxidação, que leva à formação de aromas indesejáveis. Para saber mais sobre a espuma, veja este post já publicado no blog.

 Image

TransparênciaA transparência do líquido completa o exame visual da cerveja. Entretanto a transparência não tem relação direta e exclusiva com a cor. Existem cervejas claras límpidas e claras, porém turvas. A Edelbrau Weiss, por exemplo, é clara e turva por não ser filtrada e a Edelbrau Pilsen também é clara, porém é mais límpida justamente por ser filtrada.

PALADAR

O paladar é o nosso sensor químico. Aliado ao olfato, que detecta os odores e substâncias químicas da cerveja, o paladar envia as informações ao nosso cérebro que as interpreta e define o sabor que a cerveja tem para cada um. O item principal para avaliar a personalidade da cerveja, que é definido pelo paladar, é o amargor. Essa sensação provém da escolha do lúpulo para cada estilo. É importante que a cerveja mantenha um equilíbrio: quanto mais intenso for o sabor maltado, que é doce, maior será a quantidade de lúpulo para balancear e provocar o amargor.

Fonte das informações: cervasfortal.com.br

Categorias: Sobre Cerveja | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.