Construções feitas a partir de garrafas de cerveja

O Blog Edelbrau já trouxe várias dicas de como reaproveitar as garrafas de cerveja para construir objetos práticos e decorativos. Hoje vamos entrar nesse assunto, abordando uma maneira bem ousada e diferente de reaproveitar garrafas: construindo casas, prédios e templos! Você sabia que isso existia? Confira!

Templo budista

Image

 

Quem passa de longe pelo templo budista Wat Pa Maha Chedi Kaew já consegue perceber o curioso diferencial da sua estrutura. Localizado na Tailândia, ele começou a ser construído a partir do recolhimento de garrafas pelos monges budistas, que teve início em 1984. Conforme os monges, as garrafas não perdem sua cor, oferecem boa iluminação e são fáceis de limpar. Para manter a sustentação, o templo utiliza vigas de concreto, mas são as garrafas que dão cor aos ambientes. Até os mosaicos foram feitos com tampinhas de garrafa! Mais de 1,5 milhão de garrafas foram utilizadas para construir o templo.

Edifício

Image

 

Ao contrário do templo budista, à primeira vista ninguém diria que esta construção foi feita utilizando garrafas de cerveja. O Morrow Royal Pavilion, edifício localizado em Las Vegas, foi uma iniciativa da empreiteira Las Vegas Entrepreneur Scott McCombs, que o construiu a partir da utilização de garrafas encontradas no lixo. Para a conclusão do projeto, foi necessária a utilização de 500 mil garrafas, que foram prensadas, transformadas em pequenas partículas e misturadas a cinzas de carvão. A partir do resfriamento dessa mistura, ganhou-se a forma de bloco para ser utilizado na construção do edifício.

Tijolos de garrafas

Image

Image

 

Esta ideia genial surgiu da mente de Alfred Heineken, antigo dono da famosa cervejaria que leva o seu nome. Ele percebeu a inutilidade das garrafas de cerveja depois de vazias e desafiou o arquiteto John Habraken a criar uma garrafa em formato de tijolo, na década de 60, que pudesse ser reaproveitada para construções. Assim surgiu a “Wobo”, a garrafa-tijolo. Apesar de a ideia ser muito boa e sustentável, ela não teve futuro. Atualmente as casas feitas com a garrafa “Wobo” podem ser conferidas na propriedade da Heineken, na Holanda, ou então uma réplica da parede pode ser encontrada no museu da cerveja, também na Holanda.

Surpreendente, não é? Com muita criatividade e vontade de empreender as garrafas de cerveja podem ser reaproveitadas e se transformar em projetos luxuosos :)

Fonte das informações: eolicastrairi.com.br e http://epocanegocios.globo.com, odia.ig.com.br

Anúncios
Categorias: Reciclagem | Tags: | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: