Você sabe por que a sua Edelbrau é artesanal?

Quem não gostaria de saber como é fabricada a cerveja que se consome no dia-a-dia, não é? Por esse motivo, hoje o blog Edelbrau vai explicar o passo-a-passo da fabricação da microcervejaria de Nova Petrópolis. Todo o processo é feito artesanalmente, garantindo um sabor exclusivo e único para cada cerveja e chopp que você consome.

Image

 Assim que a matéria-prima selecionada chega à cervejaria, é armazenada em salas específicas, com todo o cuidado para a sua melhor preservação. Os maltes ficam guardados em uma sala e o lúpulo é refrigerado para conservar.

Image

No dia de produção, o processo inicia com a moagem do malte.  Após, o malte é adicionado manualmente à água em um tanque. Esse processo é denominado de “brassagem”. Aproximadamente 1h30min depois, o conteúdo é transferido para o tanque de clarificação, onde se retém o bagaço de malte. Somente o líquido é passado para o próximo tanque, o de fervura. Neste momento, quem fabrica a cerveja deve controlar para que nenhum sedimento sólido passe de um local para o outro. No processo de fervura, que demora em torno de 1h10min, é adicionado o lúpulo.

Image

Do tanque de fervura o processo passa para o de fermentação/maturação. Neste local o líquido fermenta de cinco a sete dias. No mesmo reservatório, ocorre o processo de maturação: em torno de 15 dias para Dunkel e Pilsen e 20 dias para a Weiss.

Essa parte da fabricação demora mais porque na cerveja artesanal não são acrescentados aditivos químicos para acelerar o processo, diferentemente das cervejas industriais.

Image

O chopp já está pronto! Basta colocá-lo nos barris e posteriormente refrigerá-lo para conservar. Para virar cerveja, outro processo é seguido: um cano é engatado na ponta dos tanques de fermentação/maturação, para que o líquido seja transportado à maquina de engarrafar.

Image

Depois é feito o processo de pasteurização, para que o chopp vire cerveja. Este processo consiste em elevar a temperatura a 60°c, mantê-lo por um determinado tempo e resfriá-lo.

Image

Aí, então, basta rotular cada garrafa de cerveja de acordo com o seu tipo. Esse processo também é feito artesanalmente :) Agora, sim, tudo está pronto para a sua cerveja ou chopp Edelbrau ir para a sua casa e ser apreciado pelos mais refinados paladares!

Anúncios
Categorias: Sobre Cerveja | Tags: | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “Você sabe por que a sua Edelbrau é artesanal?

  1. gilberto mendonça lima

    Gostei muito os cosentarios sobre a cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: